Total de visualizações de página

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

A cidade de Timon recebe dois profissionais do Programa Mais Médicos

O município de Timon foi contemplado com 2 clínico-gerais do Mais Médicos, programa do Governo Federal. O secretário Municipal de Saúde, Márcio Sá, recebeu pessoalmente na manhã desta segunda (04), na cidade de São Luís, os médicos Yahima Llanes Canadilla e Wilfredo Berenguer Domingues.

Durante a acolhida dos médicos estrangeiros, o secretário assinou o termo de compromisso com o governo para a atuação dos profissionais em Timon. “Com estes profissionais iremos fortalecer mais ainda a Atenção Básica de Saúde do nosso município, aumentando consideravelmente o número de atendimentos na cidade”, declarou Márcio Sá.

Os profissionais estrangeiros destinados a Timon irão trabalhar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). A médica Yahima Llanes Canadilla atuará na zona urbana do município, na equipe 34 do Parque Aliança. Já o médico Wilfredo Berenguer Domingues irá para a zona rural da cidade, atuando na equipe 49 do povoado Santa Maria do Garapa.

O programa

O Mais Médicos faz parte de um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde, que prevê investimentos que somam mais de 5 bilhões em infraestrutura de unidade básica de saúde, unidades de pronto atendimento, hospitais e outras unidades de saúde.

Os médicos que chegam a Timon, assim como todos os demais estrangeiros que integram o programa federal, participarão de um curso de formação, inclusive de Língua Portuguesa e funcionamento do SUS, para que possam estar aptos a atuar exclusivamente nas Unidades Básicas de Saúde. Os profissionais não poderão trabalhar como plantonistas ou especialistas, mas devem, obrigatoriamente, atender 8 horas diárias nas UBS.

A bolsa de trabalho pelo Mais Médicos é de R$ 10 mil mensais, dinheiro que é depositado diretamente na conta do profissional, que não tem vínculo com os municípios. A bolsa é para um período de três anos. Conforme o programa, a prefeitura arcará com os custos de alimentação e moradia dos médicos.
Secretário de Saúde, Márcio Sá, com os médicos Yahima Llanes Canadilla e Wilfredo Berenguer Domingues, e o sargento Wilbert das Forças Armadas.

Informações:Secretaria Municipal de Saúde
Republicado:portalmaranhense

Nenhum comentário:

Postar um comentário